Expectativa de lojistas e empresas é que Vestibular aumente circulação no comércio de Santa Maria

Com a chegada do Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o comércio da cidade deve ficar mais movimentado. Essa é a expectativa do setor para o próximo final de semana, 13 e 14 de janeiro. Nesta edição, 14 mil pessoas estão inscritas para realizar a prova. Desse total, cerca de 11 mil alunos devem fazer a seleção em Santa Maria.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL) avalia que o impacto positivo do Vestibular já é sentido e tende a ser cada vez maior na economia do município:

– Temos um entendimento de que o Vestibular movimenta todos os setores da economia de Santa Maria. Nos dias de concurso isso acontece mais intensamente porque as pessoas se hospedam e vão consumir nos restaurantes e no comércio. Esse dinheiro circula na economia do município. A CDL vê com muito bons olhos e tem a convicção de que isso vai favorecer bastante o comércio da cidade – afirma Márcio Rabelo, presidente da CDL de Santa Maria.

O presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa, diz que os principais impactos na economia vão ser observados a longo prazo em Santa Maria:

– Pontualmente, nos dias do vestibular, melhora a economia porque as famílias vêm para Santa Maria ficam em hotéis e vão em restaurantes. Circula um pouco mais de pessoas nas lojas também. Mas, na minha visão, o impacto positivo é com relação às cadeias produtivas que o vestibular atinge ao longo do ano. Por exemplo, sabendo do vestibular local, as famílias do Estado compram imóveis  para os filhos concluírem o Ensino Médio ou fazerem cursinho aqui. Isso gera aluguéis, venda de imóveis, contratação de professores, abertura de cursos e aumenta o volume de pessoas morando em Santa Maria – pontua Ademir.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Rozelia Caetano, 48 anos, gerente de uma loja de bazar e utilidades no Calçadão, relata que é comum ter mais movimentação no espaço quando há eventos que trazem pessoas de outras cidades para Santa Maria. Neste final de semana, ela acredita que não será diferente:

– Nossa expectativa é que no sábado tenha mais movimento aqui na loja do Calçadão. No domingo, a expectativa é na loja do shopping porque lá vai ter muita gente até porque o comércio aqui do Centro não abre – conta Rozelia.

A vendedora de um estabelecimento de chocolates do Royal Plaza Shopping, Caroline Machado, 23 anos, também entende que o Vestibular vai influenciar no movimento e nas vendas da loja:

– Geralmente, nosso maior movimento é na sexta, no sábado e no domingo. Agora, com o Vestibular, esperamos que tenha mais movimento ainda e possamos ter essa oportunidade de estar conseguindo vender e alcançar mais clientes. Para nós é muito bom, temos altas expectativas quando tem eventos desse tipo na cidade – diz Caroline.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Shoppings apostam em ações para vestibulandos

Diante da ansiedade com a chegada do Vestibular, o que é comum antes de provas de seleção, os shoppings da cidade estão apostando em ações para aliviar a tensão e acolher os estudantes.

No Royal Plaza Shopping, a partir das 18h de sexta-feira (11), um espaço de acolhimento estará disponível no 3º andar para os vestibulandos. Neste local, será possível descansar, preparar chimarrão ou tomar um café, como explica Joana Gunther, 32 anos, assistente de marketing do shopping.

– A nossa expectativa é muito boa porque no último Vestibular percebemos a movimentação. Também pela localização do shopping, que faz o pessoal vir para cá. Vamos estar com um espaço de acolhimento para os vestibulandos e familiares até domingo. Vai ter café, erva e água para mate. Nossa expectativa é muito boa tanto para receber essas pessoas quanto para a movimentação nas lojas. Estamos preparados! – destaca Joana.

Já o Shopping Praça Nova, em parceria com o Totem Vestibulares, vai realizar um momento para os estudantes com música, massagem e dicas para a prova, na sexta-feira (11), a partir das 17h, no Praça Palco. A gerente de marketing do local, Julia Brum, afirma que o Praça Nova está com boas expectativas para movimentação no final de semana e para a ação com os vestibulandos:

– Estamos com uma grande expectativa, principalmente, na questão da praça de alimentação porque sabemos que é um dos locais mais procurados pelos estudantes e suas famílias. Já notamos uma diferença na circulação no shopping, pessoal que vem de fora. Comparado à edição de inverno, temos expectativa que o público no shopping será três vezes maior. Também estamos nos preparando para receber os vestibulandos na sexta-feira junto com o Totem. Vamos ter um espaço relax para o pessoal descontrair antes da prova.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Vestibular e PSS

O Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFSM ocorrem nos dias 13 e 14 de janeiro. Ambas as provas serão divididas em avaliações iguais e realizadas simultaneamente. Cada dia terá 40 questões, além da redação. O número de questões referente a cada área do conhecimento também pode ser acessado no site da Prograd.

  • 13 de janeiro: PSS 1 + Prova 1 do Vestibular – 13h30min às 16h30min
  • 14 de janeiro (manhã): Prova 2 do Vestibular – 8h às 11h
  • 14 de janeiro (tarde): Prova 3 do Vestibular + redação – 13h30min às 18h30min

Ao todo, serão ofertadas 1.831 vagas para ingresso em 2024:

  • 122 vagas para os cursos lotados no Campus Cachoeira do Sul
  • 120 vagas para os cursos lotados no Campus Frederico Westphalen
  • 127 vagas para os cursos lotado no Campus Palmeira das Missões
  • 1.462 vagas para os cursos lotados no campus sede, em Santa Maria

Mais informações

Ingresso na UFSM

​Em 2024 e 2025, o ingresso vai continuar sendo realizado via Sisu e Vestibularcom 70% e 30% das vagas para cada modalidade, respectivamente. A partir de 2026, Processo Seletivo Seriado (PSS) passa a ser mais uma modalidade de ingresso na UFSM com 40% das vagas disponíveis. Sisu e Vestibular vão preencher 30% dos restante das vagas cada um.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ex-deputada de Pernambuco diz que Justiça será acionada caso construção da ESA provoque desmatamento Anterior

Ex-deputada de Pernambuco diz que Justiça será acionada caso construção da ESA provoque desmatamento

Cerca de 8 mil candidatos são esperados no campus da UFSM neste fim de semana; fique atento ao trânsito Próximo

Cerca de 8 mil candidatos são esperados no campus da UFSM neste fim de semana; fique atento ao trânsito

Geral